Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA

Ao pensar sobre o uso dos AVA no contexto educativo, uma preocupação que se exalta, diz respeito aos seus recursos técnicos e escopo ferramental, na crença e entendimento de que esse aparato tecnológico seja o suficiente para dar conta de todas as questões educacionais que irão ocorrer nesse espaço virtual, isto é, o AVA, em geral, é visto como um mecanismo puramente técnico.

No entanto, anterior a essa assimilação, é pertinente conhecer e analisar o AVA considerando seus aspectos pedagógicos, uma vez que tais aspectos, são os artifícios norteadores e condutores dos processos educativos no AVA. A compreensão dos aspectos pedagógicos envolve desde o conhecimento de teorias de aprendizagem que fundamentam determinado Ambiente, perpassam pelas possibilidades de desenvolver práticas educativas relacionais entre os sujeitos, atentos ainda aos elementos para aprendizagem em AVA como: a informação, a comunicação, a interação, a interatividade e a mediação.

Desse modo, vale dizer que o aparato técnico não é nulo nesse processo, mas se configura como complementar aos aspectos pedagógicos no AVA. Seu propósito é favorecer as práticas comunicacionais entre os sujeitos, que se caracterizam no centro desse contexto virtual.

A figura representa essa análise…

REDUZIDA_Grafico_Rosana

Fonte: Rosana Abutakka dos Anjos, 2014.

Para saber mais: https://ri.ufmt.br/handle/1/74