Inteligência coletiva / Inteligência homogênea

Olá pessoal!!! Vamos interagir?

Inteligência coletiva / Inteligência homogênea

candisani-cardume-peixes-pacto-global-560Uma expressão que tem sido utilizada com muita ênfase entre estudiosos, pesquisadores, estudantes é a chamada ‘inteligência coletiva’. Pierre Lévy  nos empresta esse tremo, que em sua essência, significa que a produção coletiva, a inteligência compartilhada, a colaboração de indivíduos diversos,  produz um conhecimento global e comunitário, isto é, a junção do meu conhecimento, com o seu conhecimento, e mais, com o conhecimento de um terceiro, gera uma rede inteligente, a partir de conhecimentos idiossincráticos dos indivíduos.

A inteligência é simbiótica!!

Quando pensamos sobre essa temática, há de se ir além, ao conceber que, a inteligência coletiva é conhecimento comum para todos, ou por se dizer, a partir da simbiose entre inteligências específicas, forma-se um todo constituído ou uma homogeneidade do saber. E, nesse ponto, precisamos ter atenção para não conceber ou figurar o todo como uma grande massa de iguais. Assim, a inteligência pode ser coletiva, os conhecimentos partilhados, mas as especificidades dos sujeitos precisam ser preservadas, sobretudo suas complexidades.

A inteligência coletiva não pode ser sinônimo de homogeneidade!

Para não delongar muito, até porque essa temática é próspera e frutífera, paro por aqui, evidenciando que produção coletiva nem sempre se equipara a inteligência coletiva. Cada ser é um ser!

Um pouco mais…

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001

http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n4/10.pdf

http://www.ufsb.edu.br/PierreLevy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *