A evolução da educação?

 

Olá pessoal!!! Vamos interagir??

A Evolução da Educação?

finlandia-escolaA Finlândia, que se destaca no quesito educação de qualidade, tem procurado novos meios e formas de oportunizar aos seus estudantes um sistema educacional que prime por práticas inovadoras e participativas entre alunos e professores.

De acordo com o site BBC Brasil, a partir de 2016, todos os centros de ensino do país nórdico começarão a aplicar um novo método conhecido como "phenomenon learning" (que pode ser traduzido como 'aprendizado experimental').

Grupos de alunos externam suas necessidades de aprendizado e, sobre um tema escolhido, é possível explorar as diversas áreas de conhecimento pertencentes ao tema, de modo integrado e interligado. Como exemplo, um grupo de aluno queria aprender sobre os smartphones e acabou aprendendo sobre história, literatura e física.

O sinal de intervalo já não separa mais uma disciplina de outra, o entendimento não se perfaz de modo tão especializado e individualizado, aprender é um processo complexo, conjunto e significativo, o que nos faz lembrar de Edgar Morin.

Professores são mentores, as aulas expositivas perdem espaço, e o professor precisa a reaprender sua práxis, de forma colaborativa com alunos e docentes.

No entanto, ainda que o "phenomenon learning" desponte como um método capaz de revolucionar a educação “quadrada” atual, ele também recebe críticas por parte de alunos, que sentem a falta de, em determinado momento, seguir algo pré-definido e pré-determinado, o tradicional não pode ser completamente excluído.

O modelo finlandês é algo ousado sim, sair do comum, procurar novos caminhos para educação. E isso pode ser tomado como um exemplo para o sistema educacional brasileiro, que ainda carrega respingos de uma educação da idade média, atrasada e incondizente com os anseios atuais de seu alunado. 

É preciso abrir um diálogo com a sociedade, em prol da educação, buscar alternativas tangíveis de mudanças nessa área, é preciso EVOLUIR.  Do contrário, assistiremos o perecimento do nosso país!

E então?

Saiba Mais: Por que a Finlândia está mudando 'um dos melhores sistemas de educação do mundo'?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *