Aprendizagem Aberta

Se em momentos passados, num período caracterizado como analógico, a aprendizagem escolarizada se instituía por uma demarcação de tempo e espaço definidos, sendo a escola ou universidade o local limitante para o aprender, o livro didático concebido como artefato unilateral de informações e o professor caracterizado como o sujeito apto a oferecer o conhecimento, na …

Cultura Digital Crítica

A neutralidade não faz parte dos diferentes recursos tecnológicos que utilizamos, consumimos e internalizamos. Cada dispositivo, imbuído de seus hardwares e softwares, possui uma carga simbólica, que representa a própria organização e estrutura social em seus modos de produção, distribuição e controle.   A ideia, muitas vezes equivocada, da imparcialidade tecnológica, leva a crer que as …

Educação como Tecnologia Social

Sempre que pensamos e discutimos questões relacionadas às tecnologias na educação, nos remetemos ao uso de dispositivos tecnológicos e todo o cabedal de recursos digitais como elementos relevantes para se otimizar os processos educativos, incrementar novas metodologias de ensino, desenvolver importantes estratégias educacionais, cujo objetivo paira sobre o melhoramento das práticas de ensinar e, conseguinte, …